7 de jun. de 2007

Você conhece a CAPES ?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

As atividades da Capes podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:


avaliação da pós-graduação stricto sensu;
acesso e divulgação da produção científica;
investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
promoção da cooperação científica internacional.

A Capes tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

A Capes reforça características que têm contribuído para seu sucesso na institucionalização da pós-graduação e para seu reconhecimento público:


Opera com o envolvimento de docentes e pesquisadores, o que lhe confere um estilo ágil de funcionamento e se reflete na eficiência do seu trabalho;
Atua em várias frentes, diversificando apoios e programas, em sintonia com o desenvolvimento da pós-graduação brasileira e com as novas demandas que esse desenvolvimento requer;
Mantém seu compromisso de apoiar as ações inovadoras, tendo em vista o contínuo aperfeiçoamento da formação acadêmica.

Existe hoje uma extensa rede de atividades acadêmico-universitárias que levam a chancela da Capes. Nos últimos sete anos, foram criados 872 novos cursos de mestrado e 492 de doutorado. O número de alunos matriculados nesse período aumentou em 30 mil no mestrado e 19 mil no doutorado. O número de mestres e de doutores titulados entre 1996 e 2003 praticamente triplicou.

Estes são os programas no Brasil que a Capes mantém:

Programa de Demanda Social (DS) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)
Concede bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)
Concede recursos a eventos de caráter científico, tecnológico e cultural de curta duração.

Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (PIQDTEC)
Apóia a formação de docentes das Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais e dos Centros Federais de Educação Tecnológica.

Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC)
Complementa a formação de recém-doutores, estimulando o desenvolvimento de projetos institucionais e a melhoria do desempenho dos programas brasileiros de pós-graduação.

Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF)
Promove a formação de recursos humanos que atendam as necessidades das instituições públicas que oferecem programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)
Apóia a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior particulares.

Programa de Qualificação Institucional (PQI)
Apóia projetos conjuntos de pesquisa e pós-graduação entre equipes de diferentes regiões do país ou de diferentes cidades da mesma região e de diferentes instituições.

Programa de Excelência Acadêmica (Proex)
Mantém o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7.

Estes são os programas que a Capes mantém no exterior:

Doutorado

Destinado a candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, em áreas de reconhecida carência de grupos consolidados no país.

Estágio de Doutorando - PDEE
Proporciona aos estudantes de cursos de doutorado, com nota igual ou superior a 4 na última avaliação trienal da Capes, a oportunidade de desenvolver parte de sua pesquisa em instituição no exterior de reconhecida excelência.

Estágio de Doutorando - Balcão
Proporciona aos estudantes de cursos de doutorado, com nota de avaliação 3 e cursos novos recomendados pela Capes, a oportunidade de desenvolver parte de sua pesquisa em instituição no exterior de reconhecida excelência.

Estágio Pós-Doutoral
Permite que o professor e/ou pesquisador desenvolva atividades conjuntas com seu(s) colega(s) ou grupo congênere no exterior.

Programa de Apoio a Eventos no Exterior (PAEX)
Apóia a apresentação de trabalhos científicos de professores e pesquisadores em eventos no exterior.

Grande Prêmio Capes de Teses
Apoio restrito aos ganhadores do Grande Prêmio Capes de Teses para realização de Estágio Pós-Doutoral no Exterior e aos seus respectivos orientadores para a apresentação de trabalhos científicos em eventos no exterior.

O Portal .periodicos. CAPES
Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 188 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES.

O Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.

Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

Dados estatísticos apotam para 32 milhões ce consultas ao portal em 2006; 15 milhões de arquivos baixados


Fonte:

www.capes.gov.br

Nenhum comentário: