1 de jun. de 2007

MENINOS, VAMOS LER !

Estou gostando da atitude dos meus pequenos filhotes, Janine de sete anos e João Victor, de cinco.

Quando vão ao shopping procuram logo ir para a livraria e se debruçam sobre os livros num vai-e-vem incansável, para eles, claro. A mocinha já lê corrido e o pai fica todo orgulhoso. O pequeno pede para que leia para ele tudo que pega pela frente. As tarde se tornam curtas e nem nos damos conta de que o tempo passou porque paramos no tempo do ler. Quero e confio em Deus que continuem assim.

Os livros foram feitos para nos fazer crescer, atiçar nossa imaginação, nos abrir as janelas do mundo. Com o universo da cibercultura, entretanto, sobretudo nas comunidades e chats onde se passa mensagens taquigrafadas, crianças e jovens estão desaprendendo a escrever, a formar histórias com começo, meio e fim. A leitura fica cada vez mais maçante. Daí se corre o risco da formação de uma geração distante dos livros, das idéias e do pensamento.

Precisamos cada vez mais continuar a formar a geração dos pensadores, pesquisadores, cientistas, escritores, para se construir um país de pessoas que gostem dos livros e assim produzam mais livros, mais conhecimento, menos esperteza, mais descobertas, menos vergonha, mais respeito, menos violência, mais palavras e menos tc (conversa nos salas de bate-papo da internet via teclado), mais perguntas, menos ignorância, menos copiar-colar e mais sabedoria.

Que meus filhos possam continuar neste caminho e que os filhos da nossa nação tenham a mesma ou maiores oportunidades.

Nenhum comentário: