20 de jun. de 2007

O MERCADO DE LIVROS

Um dia encontrei um Novo Testamento em uma das minhas gavetas, uma versão de bolso, cinza, distribuído gratuitamente pelos Gideões. Qual não foi minha surpresa, a capa um tanto dura, tinha um rasgão no meio; quando abri a primeira página, passei a acompanhar o longo caminho de um furo de não mais de dois milímetros, seguindo página à página. Fiquei curioso, acompanhei página à pagina o furinho que ia diminuindo, até chegar à contra-capa. Para minha surpresa encontrei a autora da façanha, uma traça que se aventurou pelas páginas de um livro tão gostoso de ler.

Um outro dia recebi um email de um colega que me reencaminhava uma mensagem com uma cópia em anexo do livro proibido da biografia de Roberto Carlos. O próprio autor em entrevista confirmou que realmente o livro já estava circulando na internet. Não abri o livro. Simplesmente apaguei a mensagem.

A verdade é que a internet abre portas para os livros, leitores e escritores, esforçados ou não. Os livros eletrônicos, e-books, estão livres das traças, mas não dos travamentos depois de 99 por cento de download. Que raiva ! Mas jamais substituirão o tradicional livro de papel.

Vale ressaltar neste contexto a importância da valorização do livro e do incentivo à leitura. Os brasileiros compram em média apenas um livro por ano; as vendas por sua vez caíram 20% nos últimos cinco anos.

Para se publicar deve haver a figura do escritor (claro), editora (ou uma gráfica), um distribuidor (se você não quiser ficar com um monte livros dentro da mala do carro), e livraria (qual delas vai querer vender meu livro?) e o impiedoso leitor (que consome milhares de livros do best-seller da moda e, ... nenhum meu?!). Ou o editor banca a idéia ou o empréstimo consignado vai ter que dar um jeito de reaver os prejuízos. O importante é que se possa publicar, não apenas produzir um livro, mas torná-lo de domínio público.

Com a Internet pode ajudar neste processo ?

Enquanto as pequenas livrarias correm o risco de fechar, as grandes redes com portais de vendas tem aumentado o volume de negócios. Milhares de títulos estão disponíveis a um simples toque do mouse. A internet também ajuda no sentido de facilitar o acesso às informações de publicações que antes ficavam restritas ao local onde os títulos eram editados. Sem falar em dar oportunidades a que se conheçam novos talentos que surgem e se tornam reconhecidos através do mundo web. Bons escritores que publicam suas idéias através de blogs, que passam a publicar livros por editoras que souberam valorizar os novos talentos que estão surgindo.

Os custos de publicação ainda são altos, mas a demanda precisa ser aquecida por pessoas, a começar pelas crianças e jovens, que sejam incentivadas e formadas no consumir livros, com seletividade, como aquela traça que foi de capa a capa no meu Novo Testamento.

Nenhum comentário: