5 de jun. de 2007

Cresce a venda de PC's no Brasil

Pesquisa recente realizada pela Fundação Getúlio Vargas - FGV - aponta para o alcançe do número de 40 milhões de computadores pessoais instalados no país, mais de 3 milhões foram comercializados somente de janeiro a maio deste ano. A continuar neste ritmo, as vendas do setor chegarão ao crescimento de cerca de 16 por cento este ano. As médias e grandes empresas investem cerca de 5,5 por cento de seu faturamento em inovação tecnológica.
O crescimento do mercado de PC's pode ser creditado a pelo menos dois fatores: a queda do valor do dólar que facilita a aquisição dos insumos das montadoras de computadores e os incentivos fiscais dados pelo governo ao setor, O programa PC conectado que faz parte da medida provisória 258, que ficou conhecida como "MP do Bem", publicada no ano passado. Beneficiam-se da isenção de PIS e Cofins pessoas físicas que comprarem computadores no valor de até R$ 2.500 e laptops de até R$ 3.000.
O sonho da compra do laptop ficou mais próximo, ajudado ainda pelas longas linhas de créditos com queda dos juros.
Resta-nos analisar se tais medidas tem surtido efeito para diminuir o analfabetismo digital, alvo maior de uma política de Estado para o setor. Vender mais para gente que tinha acesso ao computador apenas nas escolas ou lanhouses pode significar levar o PC para dentro das casas e incentivar o uso por mais pessoas sobretudo jovens e adolescentes, e até mesmo crianças. Inclusão digital no mundo atual é essencial para a formação da cidadania.
Afinal, parafraseando a famosa expressão, uma nação se faz de homens, livros e PC's. Homens que pensam, lêem livros e fazem bom uso da informática.

Fonte: Globo News

Nenhum comentário: