7 de jun. de 2007

Você conhece a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) ?

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT - coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

O modelo da BDTD integra duas iniciativas: a de registro bibliográfico e a de publicação eletrônica de teses e dissertações existentes nos acervos das IES brasileiras. Ao integrar essas duas iniciativas, o IBICT amplia a abrangência da BDTD e disponibiliza para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral e referencial provenientes das IES, possibilitando uma forma única de busca e acesso a estes documentos. O conteúdo das teses disponibilizadas em meio magnético (identificado no portal por um ícone) poderá ser acessado diretamente nos repositórios locais das instituições provedoras de dados. Quanto às teses cujo registro apenas contém as referências bibliográficas, estas poderão ser obtidas por meio de solicitação de cópia, via o Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT), integrado à BDTD.

A BDTD adota um modelo distribuído utilizando-se das tecnologias de arquivos abertos. As IES são provedores de dados, e o IBICT opera nessa rede como agregador, coletando metadados de teses e dissertações destes provedores de dados, provendo serviços de informação sobre esses metadados e expondo-os para serem coletados por outros provedores de serviços. Em especial, a BDTD expõe metadados para serem coletados pelo provedor de serviços internacional Networked Digital Library of Thesis and Dissertation (NDLTD).

Como princípio básico, a incorporação da BDTD não requer que as IES façam uso de sistemas específicos para o desenvolvimento de suas bibliotecas digitais locais. No entanto, para a integração à BDTD, faz-se necessária a utilização de padrões de metadados e de transferência desses metadados para sua integração à BDTD. Assim, o IBICT desenvolveu o Padrão Brasileiro de Metadados para Teses e Dissertações – MTD-BR, compatível com o padrão Dublin Core e o padrão ETD-MS da NDLTD, e implantou a camada do Protocolo OAI-PMH, para expor metadados referentes às teses e dissertações publicadas nas IES.

Para apoiar as IES que ainda não implementaram suas bibliotecas digitais de teses e dissertações, o IBICT desenvolveu o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - TEDE. Este sistema automatiza os procedimentos de publicação eletrônica de teses e dissertações em que autor, curso de pós-graduação e biblioteca participam do processo. O sistema gera bibliotecas digitais de teses e dissertações nas IES e é gratuitamente distribuído pelo IBICT em um pacote contendo o Sistema TEDE, manuais, documentação e a camada do Protocolo OAI-PMH.

Para as instituições que já implantaram suas bibliotecas digitais de teses e dissertações utilizando-se de tecnologias diferentes do sistema TEDE, a integração à BDTD nacional pode ser feita por meio da implementação da camada do Protocolo OAI-PMH em seus repositórios de dados, expondo metadados no padrão MTD-BR.

Neste sentido, o IBICT apóia tecnicamente às IES na implementação do Protocolo OAI-PMH (veja www.openarchives.org) para que operem sobre os repositórios locais e gerem registros de metadados em XML/mtd-br. Está disponível no site da BDTD a camada de protocolo implementada em PHP, a qual expõe registros em MTD-BR e OAI-DC (Padrão Dublin Core no contexto definido pelo Open Archives Initiative), o que permite a interoperabilidade com provedores de serviços (Harvesters) compatíveis com o Protocolo OAI-PMH.

Visto que a maioria das IES possui sistemas de gerência dos Open Public Access Catalog - OPACs capazes de exportar dados em XML Marc21, é possível a conversão dos registros de teses e dissertações a partir desse formato para o padrão MTD-BR. A disponibilização desse conversor viabiliza para as IES a ampliação da abrangência da BDTD a curto e médio prazo, uma vez que um maior número de universidades terão as ferramentas necessárias para contribuir com seus metadados para a BDTD.

Fonte:

www.ibict.br

Nenhum comentário: