1 de jun. de 2007

Polícia Federal e a qualidade no serviço público

Há alguns anos atrás uma das instituições de maior credibilidade junto à população era os Correios, uma empresa estatal. Até que surgiram as denúncias de corrupção no órgão, o final da história todos nós sabemos, e o fato que a imagem da empresa saiu arranhada junto à opinião pública. Mas ainda existem bons exemplos de serviços de qualidade na gestão pública.

A Petrobrás é uma das maiores empresas transnacionais do mundo, detentora de alta tecnologia na produção de petróleo e derivados, pessoal qualificado, levou o Brasil a auto-suficiência na produção petróleo e suas ações estão sempre em alta na bolsa, batendo recordes de balanço anual. Um exemplo de gestão eficiente e eficaz.

A Polícia Federal por sua vez é um órgão público que nos últimos anos tem se destacado na realização de operações de combate ao crime organizado em suas mais diferentes facetas em todas as partes do país. Nos últimos anos tem tirado o sono de poderosos dos três poderes, e também lobistas, corruptos e corruptores da iniciativa privada. O fato é que, mesmo sem as totais condições de trabalho, os profissionais da instituição têm dado exemplo no cumprimento da missão para qual foi estabelecida e designada. Isso tem incomodado tanto que agora estão querendo colocar amarras na atuação da Polícia Federal, criando barreiras para sua atuação e levantando-se suspeitas quanto a sua maneira de agir.

O fato é que a qualidade no cumprimento da missão tanto pode ser alcançada por empresas privadas, enxutas, que respeitam o meio ambiente e com responsabilidade social quanto por instituições públicas.

O ponto principal da questão se encontra na gestão estratégica que gera resultados e benefícios, seja no setor público, privado ou no terceiro setor. Algumas ONG’s de nome bonito e cheias de boas intenções escondem práticas que só Deus sabe.
Não é hora, portanto, de se recriminar quem trabalha em prol da coisa pública, ainda que ás vezes cortando a própria carne. A Polícia Federal tem sido exemplo de serviço prestado superando as expectativas do cliente – a população que paga impostos e que espera que continue a cumprir com suas atribuições - e surpreendendo quem tenha o rabo preso.

Esperamos continuar a ver através das ações da PF o que se espera de qualquer instituição pública, o bom uso dos recursos públicos para alcance dos objetivos traçados, com índices de desempenhos atingidos, sem influências, pressões, propaganda contra ou intimidações. Então, deixemos a PF trabalhar.

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