30 de jun. de 2007

Novo Plano de Ações para Ciência e Tecnologia

MCT apresenta Plano de Ações para a Ciência e Tecnologia até 2010

O ministério da Ciência e Tecnologia tem apresentado à membros da comunidade científica nacional e entidades participantes do Sistema Nacional de C&T o formato preliminar do Plano de Ações para Ciência e Tecnologia para o quadriênio 2007-2010. Entre as iniciativas consideradas prioritárias, destaca-se a regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento da inovação.

O Plano de Ações a ser apresentado pelo ministro Sergio Rezende na 59ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está agendada para 9 de julho, em Belém (PA).

Também será apresentado ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), em breve.

O Plano de Ações para a C&T tem a participação dos ministérios da C&T, da Fazenda, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Educação e Relações Exteriores.

O objetivo do plano é promover um incremento substancial do desenvolvimento da C&T no País até 2010, em áreas essenciais. O Plano engloba quatro linhas principais de ação:

1) Expansão e consolidação do sistema nacional, que inclui a consolidação institucional do sistema; a formação de recursos humanos; e a infra-estrutura e fomento de pesquisa científica e tecnológica.

2) Promoção e inovação tecnológica nas empresas, que inclui o apoio à inovação nas empresas; extensionismo e serviços tecnológicos; tecnologias de informação e comunicação (TICs); biotecnologia, fármacos e medicamentos; nanotecnologia; biocombustíveis e energias do futuro.

3) Pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, entre elas: programa espacial; programa nuclear; segurança pública e defesa nacional; biodiversidade e recursos naturais; mar e Antártida; desenvolvimento sustentável da Amazônia; desenvolvimento sustentável do Semi-Árido; meteorologia e mudanças climáticas.

4) C&T para o desenvolvimento social, que inclui a popularização da C&T e melhoria do ensino de ciências; e tecnologias para o desenvolvimento social.

A consolidação do Sistema Nacional de C&T passa pelos investimentos nas instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e nos institutos de pesquisa tecnológica (IPTs). O PAC C&T prevê R$ 1 bilhão para apoio às ICTs e aos IPTs nos próximos três anos.

As ações serão estruturadas na formação de recursos humanos para CT&I, na infra-estrutura de fomento à pesquisa científica e tecnológica e na cooperação internacional.

Fonte:

www.mct.gov.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.