2 de jun. de 2007

Empreendedorismo e inovação tecnológica em games para celulares desenvolvidos em Pernambuco

Sim, nós temos inovação tecnológica no segmento de desenvolvimento de softwares. Um grupo de jovens empreendedores pernambucanos lança mão da ferramenta Flash da Adobe, utilizada por webdesigners, para desenvolverem jogos para celulares. Durante o Mobile Game Contest 2007, evento promovido pelo Grupo de Usuários Adobe de Roma, Itália, a equipe da i2 Tecnologia enfrentou 65 participantes de várias partes do mundo conquistando, em 01/03, o segundo lugar na categoria “Flash Lite” da competição, com o jogo BoneSmashers Arm Wrestling (www.bonesmashers.com), um jogo de luta de queda de braço em quatro níveis.

Os aplicativos de jogos para celulares nomalmente são otimizados para uma duração média de cinco minutos, alcançando os jogadores casuais, aqueles que ocupam um tempo livre entre tarefas. O game vale pela originalidade e ocupa um filão pouco explorado pelas grandes companhias, assumindo a este tipo de tecnologia a dianteira na criação de mini–games e animações, em razão da maior velocidade de desenvolvimento inerente ao Flash Lite.

Ele foi oferecido em versão demo na internet e atraiu o interesse da empresa de telefonia móvel BitPiac, da Hungria, seu primeiro cliente. O jogo vai ser comercializado pela empresa norte-americana Verizon Wireless. Ele também está sendo auxiliado pela China Mobile. O game, junto com outros produtos da i2 Tecnologia, irá gerar uma receita de US$ 500 mil para a empresa.

A empresa, incubada do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), é especializada na produção de conteúdo de entretenimento para celulares, pdas, web e pc desktop. Pioneira no uso da tecnologia Flash Lite na América Latina, a i2 é a única brasileira a comercializar conteúdo Flash para dispositivos móveis na América do Norte, Ásia e Europa. A i2 Tecnologia é composta pelos estudantes de Desenvolvimento de Software/ Unibratec, Luciano Ayres e Felipe Andrade; e Administração/ UFPE, Raphael Pinheiro.

Serve de exemplo para a geração de novos empreendedores que sonham entrar no mercado. Além de apoio, precisa-se de criatividade, inovação, persistência e muita ralação.

Fontes:

Entrevista de Luciano Ayres ao programa Sem Censura em 01 de Junho de 2007;
www.webinsiders.uol.com.br;
www.unibratec.com.br;
info.abril.uol.com.br
www.lucianoayres.com/blog;
www.i2tecnologia.com.br

Nenhum comentário: