2 de mai. de 2007

Normas ISO 9000

ISO significa INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - Organização Internacional para a Normalização.
Trata-se da sigla de uma organização não governamental cujos membros são institutos de normalização de cerca de 120 países. O Brasil é representado pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A normalização internacional começou em 1906, na área da eletrotécnica. Em 1946, foi criada uma nova organização internacional com o objetivo de padronizar as normas industriais, começando a funcionar oficialmente em 23.02.47. A ISO concilia interesses de produtores, usuários, governo e a comunidade científica na confecção de normas internacionais.
Na década de 80, a ISO formou o Comitê Técnico ISO/TC 176 para desenvolver uma série de normas de sistema da qualidade, projetada com o objetivo de se ter uma única norma de gestão da qualidade (1987).
A partir daí foi compilada uma série de normas voltadas para os sistemas de gestão da Qualidade chamadas de família ISO 9000. Hoje são um consenso mundial sobre gestão em virtude de seu reconhecimento internacional no que diz respeito às relações contratuais entre organizações, sociedade s e indivíduos.

As atuais normas da série ISO 9000 são as seguintes:
ISO 9000 – Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário
ISO 9001 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos
ISO 9004 - Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhoria de desempenho
As Normas são desenvolvidas de acordo com a necessidade do mercado. Para análise das Normas, existem cerca de 2850 grupos de trabalho em todo mundo, coordenado pela Secretaria Central da ISO em Genebra, na Suíça, que também publica normas.
A última versão da norma ISO 9000 aconteceu no ano 2000, quando passou por uma profunda reformulação, alcançando também o setor de serviços. Vale salientar que as normas ISO são voluntárias. A atribuição da ISO é desenvolver normas, não é verificar se estão sendo implementadas. Essa responsabilidade de avaliação de conformidade cabe aos fornecedores e seus clientes.
É importante salientar que as Normas não certificam produtos. Elas servem de base para que as organizações possam aplicá-la a fim de criarem um conjunto de práticas de trabalho que, se corretamente aplicadas, levarão a produção de produtos (ou serviços), que atenderão a requisitos definidos (conceito de qualidade da norma). Este tipo de ação chama-se abordagem de processos.
Os objetivos da normalização dentro de uma organização afeta os aspectos, da economia, comunicação, segurança, proteção do consumidor e a eliminação de barreiras técnicas e comerciais.
Existem organismos de auditoria que oferecem serviços independentes de avaliação de conformidade (Auditorias de TERCEIRA PARTE), para verificar a conformidade com as normas isso e de certificação do Sistema de gestão da Qualidade de uma organização. Quando um sistema é auditado por uma autoridade competente, pode ser emitido um certificado como prova (no Brasil, em nome do INMETRO).
Também podem ocorrer Auditorias de SEGUNDA PARTE quando uma organização deseja averiguar a adequação às normas de fornecedores potenciais ou já existentes.
Existe também as Auditorias de PRIMEIRA PARTE, as chamadas Auditorias internas, promovidas dentro da própria organização para verificar a eficácia do seu próprio sistema de gestão da qualidade.

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