9 de mai. de 2007

5.o Princípio da Gestão da Qualidade - Abordagem Sistêmica para a Gestão

Abordagem Sistêmica para a Gestão

Coordenação das atividades dos processos para permitir a a operação eficiente e eficaz.


Etapas:
- determinação das necessidades e expectativas dos clientes e das outras partes interessadas
- estabelecimento da política da qualidade e dos objetivos da qualidade da organização
- determinação dos PROCESSOS e responsabilidades necessários para atingir os objetivos da qualidade
- determinação e fornecimento dos RECURSOS necessários para atingir os objetivos da qualidade
- estabelecimento de MÉTODOS para medir a eficácia e eficiência de cada PROCESSO
- aplicação dessas MEDIDAS para determinar a eficácia e eficiência de cada PROCESSO
- determinação dos meios para prevenir não-conformidades e eliminar suas causas
estabelecimento e aplicação de um PROCESSO para melhoria contínua do SGQ

Questões a serem analisadas:

Todos os membros da organização sabem quem são seus clientes e fornecedores internos ? quem lhe fornece insumo para que poosa cumprir sua etapa no processo e entregar o produto para o processo seguinte ?
Todo colaborador sabe qual a qualidade esperada do seu serviço ou produto para seguir a seqüência dos processos ?
As inter-relações entre departamentos estão bem definidas ?
Os parâmetros de eficiência e eficácia estão bem definidos ?


Relação entre o princípio e os requisitos da norma ISO 9001:2000:

Itens da norma: Pde-se dizer que todos os requisitos da norma são aplicáveis, mas podemos destacar especificamente: 4.1; 4.2; 5.1; 5.3 5.4.2; 5.5.2; 5.6; 6.1; 7.1; 8.4 e 8.5.1

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