12 de abr. de 2007

Toda Empresa precisa ir aonde o cliente está

Cantando seu início de trajetória pelos bailes da vida, o poeta disse que todo artista tem de ir aonde o povo está. E as empresas também. A logística de empresas de atacado que desbravam o país atendendo pequenos comerciantes não chega lá por acaso. Por trás de si tem um alto investimento em tecnologia para coleta, transmissão e processamento de dados. Mobilidade é a palavra de ordem.
O serviço de telefonia móvel são o exemplo clássico da mobilidade, muito embora o grau de satisfação dos clientes ainda esteja deixando a desejar. As redes ainda não atendem satisfatoriamanete a impressionante demanda total no Brasil, daí um dos motivos das tarifas ainda não serem atraentes. Até o final deste ano, a base de celulares em operação no Brasil pode atingir um total de 111 a 114 milhões de terminais - 112,5 milhões na média - com a adição de 11 milhões a 14 milhões de novos terminais, o que representaria um crescimento de 12,6% sobre 2006.
A operadora Vivo quer enfrentar as concorrentes TIM, Oi, Brasil Telecom, Claro, expandindo sua rede em todo o país através de uma nova rede GSM. Os serviços via celular estão se aprimorando e a variedade de produtos aumenta: internet, bancos, investimentos na bolsa, previsão do tempo ,TV móvel.
A operadora Oi é, apor sua vez, a operadora pioneira na oferta de serviços chamados triple play - telefonia fixa, móvel e banda larga. A idéia agora é incorporar o vídeo a esse pacote por meio de parcerias com provedores de conteúdo, como a Sky, que desde fevereiro agrega a oferta de TV por satélite a um pacote de quadruple play da operadora, ou pela oferta própria de TV por assinatura - pendente da aprovação da compra da mineira Way TV -, ou pelos próprios serviços de IPTV que já estão sendo testados pela companhia. Todas de telescópio no cliente.
A gigante Microsoft não precisou andar à pé na estrada de terra ou na boléia de um caminhão. Mas Também quer ir aonde um cliente possa estar. Criou o serviço Mensagens Móveis e Baseadas na Web (anywhere access), onde funcionários, fora de seu ambiente de trabalho na empresa, podem acessar mensagens e documentos através de mensagens móveis e baseadas na Web.
O serviço de Unificação de Mensagens do programa Exchange Server 2007 integra e-mail, correio de voz, fax e calendário em uma única caixa de entrada que pode ser acessada virtualmente de qualquer lugar onde o usuário pode interagir com seus calendários, ouvir mensagens de voz (convertidas de texto para fala), gerenciar contatos pessoais ou ligar para qualquer pessoa listada no diretório da empresa.
Os canais de venda pela TV vendem de tudo, de bicicletas a carretas, de pen-drives a tv's LCD ou plasma, de última geração. Viu, gostou e comprou ! Sem sair da poltrona.
A mobilidade parece tão larga quanto as águas do mar. Médicos, por exemplo, já realizam procedimentos cirúrgicos complexos à longas distâncias.
Já internet móvel, com o aumento da faixa de isenção de impostos para compra de produtos de informática e o câmbio em baixa, balança o coração dos bit-consumidores que vêem o sonho de consumo do notebook à mil dólares de distância.
Depois do boom das empresas ponto com na década de 90, as sobreviventes da selva digital foram as empresas tradicionalmente estabelecidas no mercado e empresas de comércio eletrônico. Chegando onde o cliente está.
Talvez a lojinha do lado precise de um servidor potente para vender para um outro cliente porque o antigo freguês, vizinho do lado, já está recebendo tudo sem sair de casa. Ou, quem sabe, a gente precise sair de casa.
Que tal uma caminhada ?

Nenhum comentário: