16 de abr. de 2007

RECALL DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA OU ESTRATÉGIA DE MARKETING ?


A busca da satisfação dos clientes é uma constante nas empresas. Para aferir esta satisfação as empresas fazem pesquisas de mercado. O profissional de Marketing e/ou de Propaganda tem de verificar em seu levantamento de informações as predisposições do consumidor em relação ao produto a ser vendido (Garboggini).
O trabalho duro para se lançar um novo produto ou marca, demanda tempo, dinheiro e foco no cliente. As pesquisas apontam para o perfil do consumidor.
O consumidor de automóveis tem suas características peculiares. Segundo Marcelo Serpa, vice-presidente de criação e diretor de arte da Almap/BBDO, em sua palestra "Propaganda de Automóveis" (1996), afirmou que a decisão da compra de um carro é 100% emocional. Segundo ele, o lado racional é um álibi que as pessoas usam para justificar aquilo que pretendem fazer. Valores ligados ao automóvel, como liberdade, potência, individualidade e sonho, são as motivações que determinam a aquisição de um automóvel.(Garboggini).
As campanhas publicitárias servem para alcançar o cliente-alvo.
Esta semana vimos algo inusitado na publicidade em campanhas de lançamentos de veículos. Para corrigir uma possível falha de estratégia publicitária, A Chevrolet suspendeu a campanha para o novo Vectra 2007/2007, que usava o seguinte texto: “Aqui só entra Maria Gasolina Premium”.. Maria-gasolina é uma gíria brasileira que se refere à moça que só se interessa em namorar rapazes que possuam um automóvel (Wikipedia).

A Chevrolet fez o que poderíamos chamar de um recall da campanha publicitária, publicando na mídia, anúncios com o seguinte texto:


COMUNICADO


A Chevrolet informa que a campanha publicitária do Vectra acaba de ser adiada.
Um instituto de pesquisas contratado pela Chevrolet constatou que os
supercriteriosos consumidores do Vectra não ficaram satisfeitos com os
comerciais que haviam sido produzidos. A Chevrolet, neste exato momento, está trabalhando para atender rapidamente à principal expectativa dos consumidores do Vectra:
fazer uma campanha à altura
do Vectra. Agradecemos sua compreensão.
Chevrolet. Conte comigo.


Pesquisas de DAY-AFTER-RECALL são tipos de pesquisas realizadas no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV que podem avaliar o nível de recall (Lembrança ou recordação, em inglês. Informação/percepção que fica junto ao target após seus integrantes terem visto/ouvido/lido alguma peça ou campanha publicitária) obtido junto ao target (Alvo, em inglês. Expressão utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação. Grupo (segmento) de consumidores ou prospects aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outras ações de comunicação ou marketing)
Assim pode-se também evitar interpretações distorcidas da campanha, e que possam trazer prejuízo ao produto. Seria esse o interesse da agência de propaganda, uma jogada de marketing, ou seria um gol (ou melhor, vectra) contra ? A Empresa anunciou para breve o lançamento de uma nova campanha. Vamos aguardar a correção do pequeno probleminha !

Fontes:
SIQUEIRA, Flailda Brito Garbogini - Textos: Estudos do Consumidor 1 - Curso de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing -
www.puc-campinas.edu.br/centros/clc/pp/TextosEstudos%20ConsumidorI.doc
www.leonaraujo.com/category/propaganda
http://d2dbr.free.fr/dicionariopublicitario/t.php
http://www.chevrolet.com.br/campanhavectra/
http://www.wikipedia.com/ - Acessos em 16/04/2007

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