12 de abr. de 2007

Google - Inovação e Empowerment


Eric Schmidt, Chief Executive Officer do Google, em sua primeira visita ao Brasil (em 10/04/2007), onde esteve para falar com parceiros, clientes e funcionários da companhia, destacou entre muitos assuntos discutidos em entrevista coletiva a independência dos funcionários na tomada de decisões. Questionado sobre a estratégia da Google para manter o ritmo de inovação cuidando de operações tão diversas (a empresa tem softwares de edição 3D, buscas, servidores de busca corporativos, editores de texto, tradutores online, robôs pescadores de notícias, YouTube, Gmail, Orkut, disse que a resposta está na autonomia para os grupos.
O executivo ressaltou que a empresa incentiva a inovação por meio da autonomia. "É o que acontece com o YouTube (empresa recém-adquirida pelo Google.) Embora sejam funcionários do Google, eles têm autonomia e tomam suas próprias decisões. “Queremos fazer o mesmo no Brasil, dando mais autonomia para o escritório local, investindo no nosso centro de desenvolvimento em Belo Horizonte e ampliando as parcerias com universidades locais”. Ele se refere principalmente à Akwan, empresa brasileira comprada pela Google e especializada na criação de tecnologias de busca.
“O Google tem coisas maiores e mais importantes para gerenciar dentro da organização e novamente as pessoas vão fazer o melhor tomando as melhores decisões”, disse o CEO.
No livro Out of Crisis (Qualidade: A Revolução da Administração, 1990), William Edwards Deming, Teórico da Qualidade, destaca a importância da participação dos funcionários na tomada de decisões em uma organização. Isso é empowerment. O empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
Da entrevista pode-se destacar temas importantes para na Administração estratégica moderna como Inovação, Novas Tecnologias e Gestão do Conhecimento, palavras-chave no ambiente competitivo atual. especialmente para empresas onde o negócio é a busca por esta Inovação, como o Google. Na Inovação, a Gestão do Conhecimento tem relação direta com a gestão de pessoas, ou mais apropriadamente, a gestão por Competências. Conhecimento gera inovação que gera a busca do conhecimento, que dependem de soluções de TI, todos em sinergia.
Assim, a organização cresce a nível estratégico, aumentando o seu patrimônio invisível, como o capital intelectual. Daí a importância das declarações do Executivo da Google.
Em breve estaremos comentando sobre os conceitos de gestão levantados no texto.
Fontes:
http://www.estadao.com.br/ext/som/GOOGLE_PORT_GRANDE.wmv
http://blog.estadao.com.br/blog/reporteralex Acessos em 11/04/2007
CARBONE, Pedro Paulo e outros – Gestão por competências e gestão do conhecimento – 2 ed. - Rio de janeiro: Editora FGV, 2006.
DEMING, William Edwards. Qualidade – A revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.
RODRIGUES, Claudia Heloisa Ribeiro; SANTOS, Fernando César Almada - Empowerment: ciclo de implementação, dimensões e tipologia. São Paulo: Gest. Prod. vol.8 no.3, Dezembro. 2001

Nenhum comentário: