31 de mai. de 2007

OPERAÇÃO PARAÍSO

Os encantos das belas praias potiguares atraem gente de todo mundo. As facilidades de compra de terrenos e de investimentos imobiliários também. O Euro impulsiona o insipiente mercado imobiliário do pobre RN, sem fronteiras e sem limites. Dinheiro é dinheiro em qualquer parte do mundo.

Por sua vez, pessoas de boa fé do velho continente fazem pequenos investimentos em imóveis no litoral nordestino para fugirem do inverno gelado.

Mas um problema surge quando, além de fugir do frio, alguns outros fogem da legalidade para esquentarem o dinheiro ganho por meio de atividades obscuras, ou de origem ignorada.
Foi o que demonstrou a Operação Paraíso, ação conjunta realizada entre Polícia Federal, o Ministério Público, Receita Federal, a Justiça Federal, a Okokrim - polícia da Noruega, e a Interpol.

Partindo de uma reportagem investigativa realizada pelo jornal norueguês Dagens Naerigsliv, intitulada "Paraíso Criminoso Imobiliário", também com colaboração do Jornal Tribuna do Norte, de Natal, o fio da meada da lavagem de dinheiro foi sendo descoberto.

Um grupo de noruegueses e paquistaneses que fariam parte de uma organização criminosa que atuaria na prática de vários tipos de crimes na Noruega, incluindo tráfico de drogas, roubos, extorsões e homicídios. A quadrilha resolveu aplicar os lucros em investimentos imobiliários no litoral do RN, - cerca de US$ 50 milhões -, com a construção de hotéis, condomínios e resorts no litoral sul e na badalada praia de Ponta Negra, com apoio de alguns brasileiros “laranjas” que facilitariam a legalidade dos negócios.

Um advogado estaria envolvido também em montar esquema similar para empresários espanhóis. As investigações começaram no ano passado e retrocedem ao início das atividades do grupo no ano de 2002.

Constatou-se que as pessoas envolvidas apresentavam grande incompatibilidade entre o patrimônio declarado e o efetivamente movimentado. A partir daí, começaram a ser quebrados os sigilos fiscais e bancários das pessoas físicas e jurídicas suspeitas.

Nove pessoas foram presas em Natal e outras 15 em Oslo, na Noruega. Cerca de 230 policiais estiveram envolvidos na operação que visava cumprir 21 mandados de prisão, sendo 11 no Brasil e 10 na Noruega, e 33 mandados de busca e apreensão, 29 em Natal-RN, dois em João Pessoa e dois em Campina Grande, na Paraiba, sendo apreendidos documentos, carros, motos e um barco de componentes do grupo, além de armas. Prisões e processos aqui e do outro lado do mundo foram deflagrados.

Analisando a questão, o problema maior reside na fragilidade de nossa economia, que se encanta com o brilho de qualquer moeda que soe diferente do real, ainda que valorizado atualmente. O terceiro setor é apontado como a saída para o desenvolvimento de nossa região.

O problema é como conseguir investimentos. Parcerias são feitas sem o menor questionamento da origem do capital. O aquecimento do mercado traz lucro rápido para alguns que não ponderam com quem tipo de pessoas se associam. Também ninguém traz estampado no rosto alvará de idoneidade.

Mas canja de galinha e precaução não faz mal a ninguém. Mesmo que a esmola não seja grande, o santo tem que desconfiar, sempre. Até para garantir que as pessoas de bem - sejam estrangeiros ou não -, continuem tendo livre trânsito na nossa casa sempre tão hospitaleira, sem a cumplicidade de alguns nativos ávidos pelo ganho fácil, ou mesmo a ignorância e boa fé de outros.

Para que nossas praias continuem sendo de todos, nosso ganha-pão não provoque crises de consciência, e nem que nossas meninas sejam usadas ninguém.

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u117011.shtml
http://www.virgulino.com/admin/modules/noticia/?id=31082
http://www.diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=2&idmat=158260
http://www.tvjustica.gov.br/maisnoticias.php?id_noticias=3219
http://www.portugaemnatal.blogspot.com
http://www.estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2007/mai/09/84.htm
http://www.tribunadonorte.com.br

MEC divulga resultados do Enade 2006

Na edição de 2006, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE -, um dos sistemas de avaliação da qualidade do ensino superior, teve apenas 45 dos 5.701 cursos avaliados com nota máxima nos dois conceitos empregados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), em uma escala de uma a cinco.

O Enade 2006 foi aplicado no dia 12 de novembro, em 2.081 locais de
prova distribuídos por 871 municípios, de todos os Estados e do Distrito Federal. As áreas avaliadas no exame foram: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.

Participaram do exame um total de 386.524 estudantes (211.837 ingressantes e 174.687 concluintes) pertencentes a 5.701 cursos, de 1.600 instituições de educação superior.

O estado com o maior percentual de cursos com Conceito Enade 4 e 5 é o Rio Grande do Norte (37,8%) e Alagoas tem o maior percentual de cursos com Conceito Enade 1 e 2 (80%). Já em relação ao IDD Conceito, o estado com o maior percentual de cursos com IDD Conceito 4 e 5 é o Rio Grande do Sul (53,4%), e o Pará concentra o maior percentual de cursos com IDD Conceito 1 e 2 (51%).

Dos 45 cursos mais bem avaliados no Enade 2006, oito são do Nordeste, e apenas um do Rio Grande do Norte, o curso de Turismo da Universidade Estadual do RN - UERN. São eles:

Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão;
Cursos de Administração, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará;
Curso de Turismo da Universidade Estadual do RN – UERN;
Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia;
Curso de Comunicação Social de Relações Públicas da Universidade Estadual da Bahia

Fonte: www.inep.gov.br

Universitário poderá financiar até 100% da mensalidade

O ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência pública realizada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, defendeu o Projeto de Lei 920/07 que permite que os universitários financiem, em casos determinados, até 100% de suas mensalidades.

Hoje, o teto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é de 70%. Além disso, pretende-se, a partir de 2008, garantir com antecedência o direito ao financiamento ao estudante que estiver disputando uma vaga de ingresso, para que ele possa entrar na disputa já com essa certeza. O objetivo da audiência foi debater as dívidas fiscais das universidades.


Fonte: Agência Câmara

MEC autoriza novo sistema de reposição de professores universitários

A partir de junho, o Ministério da Educação prevê a criação do "banco de professor-equivalente", que pretende facilitar a contratação dos professores das universidades federais. O banco de professor-equivalente visa possibilitar que as universidades façam a reposição automática de educadores, aposentados, demitidos, que pediram demissão ou mortos, por exemplo.

Antes do banco, quando um professor se afastava da universidade por qualquer motivo, as universidades tinham que aguardar a autorização especifica do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento para realizar os concursos. Com o banco, a universidade tem o número de professores registrado junto ao governo e pode automaticamente realizar concursos para a reposição de docentes, sem a autorização dos ministérios.

Um professor adjunto, por exemplo, corresponde a UM professor equivalente. O professor Adjunto de Dedicação Exclusiva (ADE), corresponde a um professor equivalente com peso 1,55.

O reitor de cada instituição passará a ter autonomia para abrir um concurso público assim que uma vaga ficar em aberto, conforme prevê o Plano de Desenvolvimento da Educação, em vias implementação. Além disso, ele pode mudar a característica da vaga de acordo com o que achar melhor para a universidade. Por exemplo: se saiu um professor que estava contratado pelo regime de 40 horas semanais, ele poderá contratar dois professores pela carga horária de 20 horas.

Os Reitores aprovam o novo sistema para reposição de docentes.

Para o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Nival Nunes de Almeida, o banco professor-equivalente foi um ganho muito grande para as universidades federais. Segundo ele, o novo sistema dá mais autonomia para as universidades gerenciarem os recursos com pessoal.

De acordo com o presidente Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Paulo Speller, o banco já era uma reivindicação da associação. "Há muitos anos solicitamos a autonomia das universidades e isso significa um avanço importante".

Segundo ele, a partir da efetivação do projeto de lei que cria novas vagas para professores, os concursos serão abertos nas universidades. A expectativa da Andifes é que sejam abertas duas mil novas vagas para docentes devido à expansão e criação de novas instituições.

Déficit de professores

De acordo com reportagem do Jornal o Estado de São Paulo, de 01 de fevereiro de 2006, e citada pelo site www.jornaldaciencia.org.br, só nas dez maiores instituições do país, o déficit é de quatro mil professores. Segundo a associação dos reitores (Andifes), as 55 federais precisam de oito mil docentes.

"Em dez anos, a UnB dobrou o número de alunos, mas o de professores diminuiu 3%", afirma o reitor da Universidade de Brasília, Timothy Martin Mulholland, que calcula em 300 o déficit de professores.

Segundo a associação, as federais tinham 51 mil docentes efetivos em 1994. Hoje, mesmo com a expansão da rede, têm 42 mil. O buraco é coberto de tempos em tempos pela contratação de professores substitutos. Já o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, discordou da associação, dizendo que os números da Andifes precisam ser "discutidos com detalhe".

Fonte: Agência Brasil – Acesso em 31/05/2007
www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=34969

30 de mai. de 2007

Concurso da Chesf bate recordes com 860 mil inscritos e é adiado para julho

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, devido ao grande número de candidatos inscritos, a aplicação das provas do concurso público para cadastro de reserva foi adiada do dia 17 de junho para os dias 15 e 22 de julho deste ano, conforme edital de retificação divulgado no endereço eletrônico www.consulplan.net.
As inscrições foram encerradas no dia 14 de maio com de 860 mil inscritos. A Chesf e a Consulplan Consultoria, empresa organizadora do concurso, analisaram que as cidades não teriam espaços físicos suficientes para que todos os candidatos fizessem as provas em apenas um dia e em um único período, por isso optaram pela realização em dois dias e em dois turnos.
Para se ter uma idéia, em Salvador (BA) há cerca de 230 mil inscritos, mas a capacidade máxima de ocupação em locais de prova, por turno, é de pouco mais de 70 mil candidatos. No Recife, são quase 200 mil candidatos para uma capacidade máxima de 65 mil lugares.
“Tornou-se impossível a realização do concurso no dia 17 de junho já que, neste dia, utilizando todos os locais físicos existentes, ainda assim, não seriam suficientes para atender ao número de candidatos”, Regina Fernandes, gerente do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Chesf. Ela acrescentou que o grande número de candidatos tornou este um dos maiores concursos públicos dos últimos anos no Brasil.
Os locais de prova de cada candidato ainda serão divulgados no site da Consulplan e via Correios.

Fonte: www.chesf.gov.br

Blog, uma maneira de sacudir a carreira profissional

A americana Penelope Trunk, de 40 anos, é conhecida nos Estados Unidos por escrever conselhos para uma nova geração de profissionais -- pessoas para quem as dicas antigas para conseguir sucesso na carreira já não fazem mais sentido.
Atualmente, Penelope é colunista do site Yahoo Finance e do jornal Boston Globe e textos replicados em mais de 200 meios de comunicação em todo o mundo.
Foi pesquisando a relação entre blogs e carreira para uma de suas colunas que Penelope decidiu testar o que era esse "tal de blog". Gostou tanto da experiência que tem o seu próprio blog -- o Brazen Careerist (http://blog.penelopetrunk.com/) -- e deve a ele o convite para escrever Brazen Careerist: New Rules for Success (ed.Warner Business Books), lançado este mês nos Estados Unidos. Sempre que surge a oportunidade, Penelope indica um blog como elixir para qualquer carreira morna.
Veja abaixo trechos da entrevista à revista VOCÊ S/A, de sua casa em Madison, Estados Unidos.

Por que ter um blog faz bem para a carreira?
Porque ele é um meio de troca, aprendizagem e crescimento. Quando bem executado, o blog se destaca e coloca seu autor em evidência. Claro que isso só acontece quando a pessoa encara o blog como uma oportunidade para expor seus interesses e experiências e escolhe um conteúdo que esteja relacionado de alguma maneira a sua área de atuação. O blog ajuda no networking, torna a pessoa uma referência em sua área e pode abrir portas em outras empresas.


O que "blogar" tem a ver com responsabilidade social?
O blog torna o mundo melhor, pois contribui com a comunidade. E mostra também que, além de profissional experiente e capaz, o blogueiro é comprometido, porque se preocupa em dividir seu conhecimento com outras pessoas.


Todo profissional deve ter um blog?
Sim. Todo mundo pode "blogar" sobre algum aspecto de sua vida profissional. Até quem trabalha em projetos secretos pode abordar assuntos diferenciados que mostrem sua habilidade em pensar de uma maneira crítica e criativa.


O que evitar fazer num blog?
Manter um blog é manter uma conversa. E, para tanto, você deve ter voz própria, opinião. Do contrário, estará apenas divulgando fatos -- e fatos são comuns on-line. Quem não pensa assim, não deve ter um blog. Sempre digo que "blogar" pode fazer a diferença entre uma carreira medíocre e uma que permita tudo-o-que-se-quer-mais-diversão. Mas o segredo é "blogar" e cuidar da carreira em conjunto, com uma abordagem contemporânea. "Blogar" só para conseguir um emprego melhor é o mesmo que ligar para as pessoas da sua rede de contatos somente quando você precisa delas. Um blog efetivo, que gera conversas, precisa estar mais ligado às necessidades da comunidade e ao seu desejo de partilhar conhecimento do que à busca por uma nova oportunidade na carreira . Além do mais, investir na carreira é um processo que nunca tem fim. Então, o blog deve também fazer parte desse investimento.


Que cuidados é preciso tomar na hora de escolher o tema do blog?
É sempre mais fácil se optar por um assunto que você conheça e no qual queira se especializar. O tema deve ser amplo o suficiente para manter o seu interesse - e o das outras pessoas - e específico o bastante para que você possa ser identificado como referência naquele assunto.


Fonte: http://vocesa.abril.com.br/evolucao/aberto/ar_232407.shtml

SEIS SIGMA

Acertar 99% das vezes é o melhor que todos poderm fazer, certo? Uma taxa de 1% de defeitos equivale a: vinte mil remessas postais extraviadas por hora; cinco mil cirurgias malfeitas por semana; quatro ou mais acidentes por dia em grandes aeroportos; duzentos mil medicamentos tomados de forma errada por ano. Você ainda acha que 99% é bom o suficiente? Os níveis de qualidade do Seis Sigma situam-se abaixo de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades. Isso significa perfeição 99,9997%. Adotar o Seis Sigma em uma organização empresarial significa:Reduzir custos, Melhorar a produtividade, Crescer a fatia de mercado, Reter cliente, Reduzir defeitos, Mudar culturalmente, Desenvolver produtos/serviços.
O Seis Sigma não se destina apenas a executivos. Um erro de percepção comum nos programas de qualidade é pensar que são voltados apenas para mentes técnicas. Na verdade, seus destinatários são o melhor e mais brilhante em qualquer função. O programa de qualidade .Seis Sigma foi adotado por Jack Welch ("o executivo do século", segundo a revista Veja - 12/9/2001), durante sua liderança por mais de vinte anos como diretor-presidente da General Eletric.O Seis Sigma oferece a ferramenta necessária em programas genéricos, pois se aplica tanto a um centro de serviços aos clientes quanto a um ambiente de fábrica.

Fonte: www.submarino.com.br

28 de mai. de 2007

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. É coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e cresce a cada ano. Em 2004, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2005, foram 844 instituições, que, em 332 municípios, realizaram 6.701 atividades. Em 2006, ela deve crescer ainda mais atingindo número bem maior de municípios e envolvendo mais universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas.
Objetivos
A idéia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.


Quem Participa
- Universidades e institutos de pesquisa;
- Escolas públicas e privadas;
- Centros e museus de ciência e tecnologia;
- Entidades científicas e tecnológicas;
- Secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia e de educação;
- Fundações de amparo à pesquisa;
- Parques e jardins botânicos;
- Comissões de C&T das casas legislativas;
- Empresas públicas e privadas;
- Meios de comunicação;
- Orgãos governamentais;
- Entidades da sociedade civil.

Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia

Vem aí mais uma reunião Anual da SBPC

Sob o tema central – Amazônia: desafio nacional -, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza, no período de 08 a 13 de julho, simultaneamente a 59a Reunião Anual, a 15a reunião da SBPC Jovem, a 14a Jornada de Iniciação Científica e a ExpoT&C, com o apoio da Universidade Federal do Pará.
O evento, anteriormente previsto para ser realizado no campus da UFPA, foi transferido para o Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, localizado à Av. Dr. Freitas com Av. Brigadeiro Protázio Lopes s/n - Bairro do Marco - Bélem/PA. O local é dotado de moderna infra-estrutura, dispondo de todos os espaços climatizados e adequados ao desenvolvimento das mais diversas atividades programadas.A sede da própria UFPA será transferida simbolicamente para o Hangar durante a realização do evento científico.

26 de mai. de 2007

O maior dos processos da humanidade

O maior e mais maravilhoso processo da humanidade é a vida. Desde a concepção à morte, o ser humano desenvolve-se de uma forma extraordinária. Pena que muitos de forma equivocada pregam, sob o pretexto de que a mulher tem o direito de fazer o que bem quer com o proprio corpo, a possibilidade de se extinguir a vida no ventre materno deliberadamente- a prática do aborto. Nações de cunho tradicionalmente religioso e conservador, como Portugal e México, tem se curvado diante dos movimentos modernistas em defesa do aborto.
No Brasil, a pretexto de defesa da saúde pública, ensaia-se os primeiros passos para legalização do ato. Por que não se discute a defesa dos valores morais, a educação sexual responsável, a monogamia, o sexo com limites, ao invés de se defender o caminho mais fácil de conter os casos de gravidez indesejada praticando-se um crime. Por que não se conscientizar jovens e adolescentes das consequências do sexo livre ?
Dizem que a legalização do ato salvaria vidas de milhares de mulheres que praticam o aborto na clandestinidade. E quanto a salvar vida dos bebês, onde está a defesa dos direitos humanos em relação à vida, ainda que informe ?
Certo professor, querendo provar aos alunos o quanto pode ser falho o raciocínio humano, propôs à classe a seguinte situação: "Baseado nas circunstâncias que mencionarei a seguir, que conselho dariam a uma certa senhora, grávida do quinto filho? O marido sofre de sífilis; ela, de tuberculose. seu primeiro filho nasceu cego. O segundo, morreu. O terceiro nasceu surdo, e o quarto é tuberculoso. Ela está pensando seriamente em abortar a quinta gravidez. Que caminho aconselhariam a tomar?"
Com base nos fatos apresentados, a maioria dos alunos concordou em que o aborto seria a melhor alternativa. O professor, então, disse aos estudantes: "Se vocês disseram sim à idéia do aborto, acabaram de matar o grande compositor Ludwing Van Beethoven."
A vida é um dom de Deus e só Ele pode alterar seus curso.
Vamos cuidar da vida enquanto ainda temos direito de defendê-la !

CURSO NA NORMA 17025 - REQUISITOS PARA LABORATÓRIOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO

O centro de lançamento da Barreira do Inferno - CLBI- Natal - RN, realizou no período de 14 a 18 de maio de 0 CURSO DA NORMA NBR ISO/IEC 17025 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. tndo como Ministrantes Equipe do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI / CTA – S. José dos Campos – São Paulo. O evento serviu para qulificar profissionais que trabalham com laboratório de metrologia da organização e contou também com a participação de servidores do Centro de lançamento de Alcântara(CLA-MA), Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Centro federal de Educação Tecnológica (CEFET/RN), servindo de intercâmbio entre as organizações.

Comprometimento da Alta Direção

Para garantir o sucesso de qualquer sistema de gestão da Qualidade em uma organização, torna-se indispensável ocomprometimento Alta Direção. É ela quem estabelece a visão estratégica da Empresa para o futuro e como esta deve cumprir sua missão no presente. Para tanto, faz-se necessário que determine a política e os objetivos da qualidade da empresa, e os comnunique adequadamente aos gerentes e colaboradores, sobretudo o foco no cliente que deve ter sempre atendido os seus requisitos e monitorada a sua datisfação, de acordo com os requisitos da norma Iso 9001. A alta direção deve garantir os recursos necessários para funcionamento do sistema de gestão da Qualidade na busca de melhoria contínua dos processos, bem como os recursos mateirias e humanos necessários para o desenvolvimento do produto. Qualidade se faz comcomproetimento de todos, principalmente dos líderes ds empresa. Esta era uma das poisições defendidas por Deming, em seus princípios da revolução pela qualidade, em meados do século passado, e tão atual e necessáro no presente e para o futuro e sobrevivência das organizações no futuro.

15 de mai. de 2007

DOCUMENTOS DO SGQ REQUERIDOS PELA ISO 9001:2000

1. MANUAL DA QUALIDADE (item 4.2.2);
2. PROCEDIMENTO PARA CONTROLE DE DOCUMENTOS (item 4.2.3);
3. PROCEDIMENTO PARA CONTROLE DE REGISTROS (item 4.2.4);
4. PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS INTERNAS (8.2.2);
5. PROCEDIMENTO PARA CONTROLE DE NÃO-CONFORMIDADES (item 8.3);
6. PROCEDIMENTO PARA CONTROLE DE AÇÕES CORRETIVAS (item 8.5.2);
7. PROCEDIMENTO PARA CONTROLE DE AÇÕES PREVENTIVAS (item 8.5.3);

10 de mai. de 2007

8o. Princípio de Gestão da Qualidade - Benefícios Mútuos na relação com fornecedores

Benefícios Mútuos na relação com fornecedores:

Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor

Questões-chave:

A organização tem critérios para seleção de fornecedores ?
Os principais fornecedores da organização são identificados ?
Existe um canal de comunicação com os fornecedores ?
Monitora-se a qualidade dos insumos fornecidos ?
Existe uma política de relacionamento com o fornecedor em busca da satisfação do cliente ?

Relação deste princípio com os requisitos da norma ISO 9001:2000:

7.4.1 e 8.4(d)

7.o Princípio da Gestão da Qualidade - Abordagem factual para tomada de decisões

7o. Princípio de Gestão da Qualidade - Abordagem factual para tomada de decisão

A organização toma decisões baseado na coleta de dados e informações, e na sua correta análise.

Questões-chave:

Existem indicadores de desempenho para os processos ?
Os dados são coletados de maneira correta ?
Os instrumentos são adequados para a coleta ?
As informações geradas são confiáveis ?
As decisões são baseadas em dados e fatos corretos ?

Correlação do Princípio da abordagem factual para tomada de decisão com a norma ISO 2001:2000:

Itens da norma: 5.4; 5.6.1; 8.1; 8.2; 8.4; e 8.5.

6.o Princípio da gestão da Qualidade- Melhoria Contínua

Melhoria Contínua


Buscar continuamente da satisfação dos clientes e de outras partes interessadas, com o uso das mais diversas ferramentas que busquem a maior eficácia e eficiência da organização.

Questões-chave:

Busca-se a melhoria em todos os níveis da organização ?
são traçados objetivos de melhoria ?
Os resultados são monitorados,analisados e comparados em relação as metas estabelecidas ?
As pessoas tem comprometimento com a busca da melhoria em suas práticas de trabalho, na própria formação e desenvolvimento pessoal ?

9 de mai. de 2007

O PROCESSO MAIS IMPORTANTE DA VIDA: VIVER !

Todos no dia-a-dia lidamos com processos. Do simples levantar pela manhã até o recostar no travesseiro, à noite. Neste interim, lidamos com outras atividades nem tão simples. Dirigir pela cidade, corrigir tarefas do filhos, pagar contas, e por aí afora. Também lidamos com processos bem complexos dependendo do nosso ramo de atividade ou de trabalho.
Mas as vezes esquecemos do processo mais simples e fundamental da vida: VIVER!
Vida plena, com abundância. Não se trata de cair na gandaia. Diz respeito a aproveitar para simplesmente viver, com qualidade, amando sem reservas, sorrir, falar menos, ouvir mais, compreender, entender que sabe menos quando aprende mais, admirar a natureza em silente adoração ao Criador. Brincar com as crianças, conversar com o cônjuge, fazer amigos, respirar fundo e crer que para tudo Deus tem uma solução, buscando a melhoria contínua da vida.
O processo de reengenharia da vida pode doer um pouco no princípio, mas trará benefícios enormes para nós. Assim cumpriremos nossa missão, simplesmente vivendo como é para se viver. Gerir nossa existência Com responsabilidades, mas sem excesso de carga. Apenas aprendendo a gostar de viver e usufruindo da vida que Deus nos deu.

5.o Princípio da Gestão da Qualidade - Abordagem Sistêmica para a Gestão

Abordagem Sistêmica para a Gestão

Coordenação das atividades dos processos para permitir a a operação eficiente e eficaz.


Etapas:
- determinação das necessidades e expectativas dos clientes e das outras partes interessadas
- estabelecimento da política da qualidade e dos objetivos da qualidade da organização
- determinação dos PROCESSOS e responsabilidades necessários para atingir os objetivos da qualidade
- determinação e fornecimento dos RECURSOS necessários para atingir os objetivos da qualidade
- estabelecimento de MÉTODOS para medir a eficácia e eficiência de cada PROCESSO
- aplicação dessas MEDIDAS para determinar a eficácia e eficiência de cada PROCESSO
- determinação dos meios para prevenir não-conformidades e eliminar suas causas
estabelecimento e aplicação de um PROCESSO para melhoria contínua do SGQ

Questões a serem analisadas:

Todos os membros da organização sabem quem são seus clientes e fornecedores internos ? quem lhe fornece insumo para que poosa cumprir sua etapa no processo e entregar o produto para o processo seguinte ?
Todo colaborador sabe qual a qualidade esperada do seu serviço ou produto para seguir a seqüência dos processos ?
As inter-relações entre departamentos estão bem definidas ?
Os parâmetros de eficiência e eficácia estão bem definidos ?


Relação entre o princípio e os requisitos da norma ISO 9001:2000:

Itens da norma: Pde-se dizer que todos os requisitos da norma são aplicáveis, mas podemos destacar especificamente: 4.1; 4.2; 5.1; 5.3 5.4.2; 5.5.2; 5.6; 6.1; 7.1; 8.4 e 8.5.1

4.o Princípio da Gestão da Qualidade - Abordagem por processos

Abordagem por processos

Gerenciar os recursos e as atividades como um processo, buscando atender os requisitos do cliente buscando sua satistação, a qual deve ser medida, analisada e melhorada continuamente, bem como a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Processo é qualquer atividade, ou conjunto de atividades, que usa recursos para transformar insumos (entradas) em produtos (saídas).

Os processos devem ser planejados e realizados sob condições controladas para AGREGAR VALOR ao produto (ou serviço).

Convém que os PROCESSOS necessários para o SGQ incluam PROCESSOS para atividades de gestão, provisão de recursos, realização do produto e medição.

Uma ferramenta fundamental na abordagem por processos é a a aplicacação do ciclo PDCA - Planejar, executar, checar e agir, bara busca da melhoria contínua em todas as etapas dos processos.

Relação entre o princípio e os requisitos da norma ISO 9001:2000:

Itens da norma: 4.1; 7.1; 5.6.2; 8.2.3 e 8.2.4

7 de mai. de 2007

O dragão chinês

O mundo globalizado tem seus efeitos colaterais. Depois da indústria têxtil e de calçados transferirem algumas linhas de produção para a China, chegou a vez da indústria de brinquedos nacional. Isto significa mais gente fora do mercado de trabalho brasileiro. O empresário brasileiro não tem como competir com uma mão de obra de 50 a 70 dólares/mês do chinês, afora encargos sociais e os tributos. a China por sua vez continua sua marcha acelerada de crescimento sem os ícones do comunismo. As escolas já aboliram o estudo obrigatório da biografia do líder Mao Tsé Tung. A garantia do direito privado foi assegurada, a bem pouco tempo, a fim de atrair mais e mais empresários. Capitalista por fora e comunista por dentro. Nada como a força do capital para conviver com os paradoxos. A dúvida será quando o povo tiver acesso a informação. Hoje são inúmeros os dispositivos de controle para barrar acessos a conteúdos na internet. Mas, como em qualquer lugar do mundo, alguém vai conseguir romber os dispositivos de segurança e disseminar informações no país continente. Aí, então, como vai agir o povo e qual será a reação do governo chinês ?

6 de mai. de 2007

CAMPANHA CONTRA A PEDOFILIA NA INTERNET

Campanha contra a pornografia infanto-juvenil na Internet, promovida pela Procuradoria da República no Distrito Federal, pela Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, pela Divisão de Direitos Humanos do Departamento de Polícia Federal e pelos Provedores de Internet do Distrito Federal.

A Lei n.º 10.764 do dia 12 de novembro de 2003, alterou a redação do artigo 241 do ECA, explicitando o crime da pedofilia praticado através da Internet.

"Art. 241. Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet, fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente:

Pena - reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

§ 1º Incorre na mesma pena quem:

I - agencia, autoriza, facilita ou, de qualquer modo, intermedeia a participação de criança ou adolescente em produção referida neste artigo;

II - assegura os meios ou serviços para o armazenamento das fotografias, cenas ou imagens produzidas na forma do caput deste artigo;

III - assegura, por qualquer meio, o acesso, na rede mundial de computadores ou internet, das fotografias, cenas ou imagens produzidas na forma do caput deste artigo.

§ 2º A pena é de reclusão de 3 (três) a 8 (oito) anos:

I - se o agente comete o crime prevalecendo-se do exercício de cargo ou função;

II - se o agente comete o crime com o fim de obter para si ou para outrem vantagem patrimonial." (NR)

Criança, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é a pessoa com até doze anos de idade e adolescente é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade (art. 1º, do ECA).

Quem insere fotos de conteúdo sexual envolvendo crianças ou adolescentes na Internet está publicando essas cenas. A pessoa que fizer essa publicação está sujeita às penalidades do artigo acima transcrito.

É bom ressaltar que somente a publicação de fotos envolvendo crianças e adolescente constitui crime. Publicar fotos de adultos não é crime.

SITE: http://www.prdf.mpf.gov.br/www/pedofilia

5 de mai. de 2007

Muito bom dia pra você !

Gostaria de desejar um bom dia pra você. Hoje, e todos os dias. Vejam o que me aconteceu algumas semanas atrás.
Logo pela manhã saí de casa em cima da hora de pegar a condução para o trabalho. Passo largo, ia pensando no que iria fazer logo no início do expediente, quais as prioridades em meio a tantas tarefas.
No meio do caminho, ouvi uma voz doce a me falar:
Bom dia, moço !
Respondi mecanicamente: - Bom dia, moça.
Quando me dei conta, virei para trás e me dei conta de que havia cruzado o caminho com uma senhora de cabelos grisalhos que não conhecia, mas que me desejava um bom dia.
Confesso que fiquei envergonhado, deu vontade de voltar e falar com ela. Não deu, o tempo não pára. Segui em frente.
Mas comecei meu dia bem. Senti o calor humano de uma voz frágil, amável de uma vovó que me desejou um bom dia. Gostei. Aprendi uma lição. Está na hora de começar a parar essa corrida de Fórmula 1 dos pensamentos estressantes e aproveitar para ver, falar com pessoas, nem que seja para desejar um bom dia, ou mesmo ouvir um bom dia.
AAlguns dias depois encontrei a mesma senhora com o mesmo sorriso doce e aí me antecipei: - Bom dia ! Ela me retornou com um sorriso terno: - Bom dia, moço !
Então, Muito bom dia pra todos !

4 de mai. de 2007

3o. Princípio de Gestão da Qualidade

Envolvimento das pessoas – uso das habilidades e competências das pessoas para atingir o cumprimento da missão e o alcance da visão da organização.



Questões-chave:



Na sua organização, os os colaboradores participam das decisões ?
Existe alguma sistemática de coleta de sugestões ?
Acontecem reuniões onde possa se opinar a respeito dos assuntos ligados ao cumprimento da missão ou o alcance da visão da organização?
Existe envolvimento e comprometimento das pessoas ?
Estão satisfeitas e motivadas ?
São identificadas as habilidades necessárias ? São alocadas conforme suas habilidades ?
Pratica-se a delegação de poderes, dentro dos limites das atribuições do cargo ou função?
O capital intelectual é mensurado e valorizado?


Dica – Relação do príncípio com os requisitos da norma ISO 9001:2000:


Itens: 4.1(d); 5.1(a); 5.1(c); 5.3(d); 5.4.1; 5.5.1; 5.5.2; 5.5.3; 5.6.3(c); 6.1; 6.2; 6.4; 7.2.2; 7.2.3; 7.3.1; 7.3.4; 7.4.2; 7.5.2 (b); 8.2.2; 8.3.

3 de mai. de 2007

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO



O dia 28 de abril foi adotado pela Organização Internacional do Trabalho, a partir de 2003, como o o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Esta data passou a ser um memorial após acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, quando 78 mineiros morreram em explosão na mina de Farmington, em Virgínia, Estados Unidos.
Este dia, bem como os demais, deve servir de reflexão para a necessidade de cuidados com a segurança e saúde nos locais de trabalho e no trajeto até ele, tanto por parte do trabalhador como dos empregadores que devem dar condições necessárias de trabalho aos seus colaboradores.
O que é acidente de trabalho ?
Acidente do trabalho é aquele que ocorre durante o serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. Seja em caráter permanente ou temporário, o acidente de trabalho inclui também as doenças ocupacionais.
O Manual para os serviços de saúde do os servidores Públicos Federais considera acidente em serviço aquele que ocorre pelo exercício do cargo/função/emprego a serviço do órgão, provocando lesão corporal, ou perturbação funcional que cause morte, perda, redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
As causas de um acidente podem ser naturais ou por falta de medidas de proteção.
Para avaliar a responsabilidade do empregador são considerados alguns fatores. Verifica-se se existe e como é administrado o treinamento de funcionários, o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos, o acompanhamento dos serviços realizados, a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), entre outros.
Cada empresa deve elaborar seu próprio PPRA, através de um serviço especializado que pode ser terceirizado ou não.
Números
Dados divulgados pelos Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego apontaram a ocorrência de 491.711 acidentes de trabalho em 2005. Os números foram publicados em um anuário estatístico que tem por base informações coletadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
O número total de acidentes de trabalho pode ser três vezes superior ao dos trabalhadores registrados. A estimativa é do coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Perez.
A maior parte dos acidentados é de homens (378.604) de 25 a 29 anos (75.046). O mês com maior ocorrência foi agosto (45.258) e o menor fevereiro (36.962).
Foram registrados 2.708 casos de morte decorrentes de acidentes de trabalho no ano de 2005. Maior que em 2003, quando foram registradas 2.647 mortes. Os dados estão presentes em Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) divulgado pelos ministérios da Previdência e do Trabalho. O maior número de mortes ocorreu em São Paulo, com 670 ocorrências, seguido por Minas Gerais com 351 e Paraná com 206.
Os setores que apresentam elevado índice de acidentes de trabalho são a construção civil e o setor da mineração,e ainda os "motoboys", que têm uma jornada intensa de trabalho e sofrem acidentes que podem levar à morte, além dos trabalhadores ruarais.
De acordo com o documento “Trabalho Decente, Trabalho Seguro”, da OIT, cerca de 5 mil mortes são causadas diariamente decorrentes de acidentes e doenças do trabalho.
Em um estudo conduzido pelo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento para a América Latina, os números mostram que de 20 a 27 milhões de acidentes de trabalho que ocorrem anualmente na região, 90 mil são fatais. Ou seja, 250 pessoas morrem por dia, com um balanço de 40 a 50 acidentes por minuto.
Fonte: acesso em 03/05/2007

2.o Princípio da Gestão da Qualidade

Liderança

Estabelecer unidade, direção (missão e visão), bem como o ambiente interno com o objetivo de se alcançar os objetivos do negócio.

Questões para checar o princípio da liderança:

Está claro quem são os responsáveis pelos processos na sua organização ?
Existe crise de liderança dentro da organização?
Existem objetivos e planos bem definidos ?
Estes propósitos são comunicados e entendidos por todos os colaboradores ?
Todos estão alinhados para atingir seus objetivos ?
A liderança consegue contornar os conflitos internos e a resistência às mudanças de maneira efetiva ?
Os líderes são comprometidos com os objetivos a ponto de serem tomados como exemplos a serem seguidos ?

Dica:

Correlação entre este princípio e a norma ISO 9001:2000

Requisitos - itens da norma:
Capítulo 5 – Comprometimento da Alta Direção e o 6.2.2

1o. Princípio de Gestão da Qualidade

Foco no cliente

Entender e atender as necessidades e expectativas, os requisitos dos clientes.
Questões para checar o foco no cliente:
Você sabe quem são os clientes da sua empresa ?
Você sabe quem são os clientes do seu PROCESSO (cliente interno para quem você fornece seu serviço dentro da cadeia produtiva da empresa)?
Você sabe quais são as necessidades, requisitos e expectativas dos seus clientes ?
Essas necessidades, requisitos e expectativas estão sendo atendidas ?

Dica:
Correlação entre este princípio e a norma ISO 9001:2000

Requisitos - itens da norma:
5.1 (a); 5.2; 5.3 (b); 5.5.2 (c); 5.6.2 (b); 5.6.3 (b); 6.1 (b); 7.2.1 (a); 7.2.1 (b); 7.2.3 7.5.4; 7.5.5; 8.2.1 e 8.4

Princípios de Gestão da Qualidade

1. Foco no cliente
2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas
4. Abordagem de Processo
5. Abordagem sistêmica para gestão
6. Melhoria Contínua
7. Abordagem factual para tomada de decisão
8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

2 de mai. de 2007

MODELO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE BASEADO EM PROCESSO


Curso de Inovação e Estratégia no varejo

Colaboração: Marali Cardoso

Normas ISO 9000

ISO significa INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - Organização Internacional para a Normalização.
Trata-se da sigla de uma organização não governamental cujos membros são institutos de normalização de cerca de 120 países. O Brasil é representado pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A normalização internacional começou em 1906, na área da eletrotécnica. Em 1946, foi criada uma nova organização internacional com o objetivo de padronizar as normas industriais, começando a funcionar oficialmente em 23.02.47. A ISO concilia interesses de produtores, usuários, governo e a comunidade científica na confecção de normas internacionais.
Na década de 80, a ISO formou o Comitê Técnico ISO/TC 176 para desenvolver uma série de normas de sistema da qualidade, projetada com o objetivo de se ter uma única norma de gestão da qualidade (1987).
A partir daí foi compilada uma série de normas voltadas para os sistemas de gestão da Qualidade chamadas de família ISO 9000. Hoje são um consenso mundial sobre gestão em virtude de seu reconhecimento internacional no que diz respeito às relações contratuais entre organizações, sociedade s e indivíduos.

As atuais normas da série ISO 9000 são as seguintes:
ISO 9000 – Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário
ISO 9001 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos
ISO 9004 - Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhoria de desempenho
As Normas são desenvolvidas de acordo com a necessidade do mercado. Para análise das Normas, existem cerca de 2850 grupos de trabalho em todo mundo, coordenado pela Secretaria Central da ISO em Genebra, na Suíça, que também publica normas.
A última versão da norma ISO 9000 aconteceu no ano 2000, quando passou por uma profunda reformulação, alcançando também o setor de serviços. Vale salientar que as normas ISO são voluntárias. A atribuição da ISO é desenvolver normas, não é verificar se estão sendo implementadas. Essa responsabilidade de avaliação de conformidade cabe aos fornecedores e seus clientes.
É importante salientar que as Normas não certificam produtos. Elas servem de base para que as organizações possam aplicá-la a fim de criarem um conjunto de práticas de trabalho que, se corretamente aplicadas, levarão a produção de produtos (ou serviços), que atenderão a requisitos definidos (conceito de qualidade da norma). Este tipo de ação chama-se abordagem de processos.
Os objetivos da normalização dentro de uma organização afeta os aspectos, da economia, comunicação, segurança, proteção do consumidor e a eliminação de barreiras técnicas e comerciais.
Existem organismos de auditoria que oferecem serviços independentes de avaliação de conformidade (Auditorias de TERCEIRA PARTE), para verificar a conformidade com as normas isso e de certificação do Sistema de gestão da Qualidade de uma organização. Quando um sistema é auditado por uma autoridade competente, pode ser emitido um certificado como prova (no Brasil, em nome do INMETRO).
Também podem ocorrer Auditorias de SEGUNDA PARTE quando uma organização deseja averiguar a adequação às normas de fornecedores potenciais ou já existentes.
Existe também as Auditorias de PRIMEIRA PARTE, as chamadas Auditorias internas, promovidas dentro da própria organização para verificar a eficácia do seu próprio sistema de gestão da qualidade.